Fathers and Daughters, il film esce in Brasile. “Crítica Pais e Filhas”

(observatoriodocinema.com.br)

Torna indietro

(observatoriodocinema.com.br)

Por mais que tenhamos as mais incríveis tecnologias, nós sempre iremos prestar atenção em uma boa história, principalmente, quando essa for bem contada. Seja da maneira que for: ouvida em uma roda de amigos, lida em um bom livro, escutada pelo rádio, transmitida por um canal de televisão ou assistida no cinema. E ela acaba permanecendo com a gente depois de conhecida. É sobre o poder cativante de uma história e é uma história cativante a do filme Pais e Filhas.

Um escritor norte-americano, ganhador do Prêmio Pulitzer, Jake Davis (Russell Crowe, de Noé), fica viúvo após sofrer um acidente de carro. Por causa do mesmo acidente, no qual bateu forte a cabeça, ele tem sequelas. Por causas delas, Jake acaba sendo convencido por seu médico que é melhor ele se internar em uma clínica psiquiátrica por um tempo. Até para ele poder continuar cuidando da sua pequena filha, Katie (Kylie Rogers, de Milagres do Paraíso). Enquanto o pai está internado, Katie fica com os tios, Elizabeth (Diane Kruger, de A Hospedeira), irmã de sua falecida mãe e William (Bruce Greenwood, de Conspiração e Poder), um importante advogado de família. Os dois acabam se afeiçoando por ela.

Ao mesmo tempo, 25 anos depois daqueles eventos, é mostrada a vida de Katie (Amanda Seyfried, de Ted 2). Ela está estudando Psicologia e está estagiando em um serviço de assistência social especializado em crianças. A chefa dela, Dra. Corman (Octavia Spencer, de A Série Divergente: Convergente) lhe passa um caso de uma garotinha que desde a morte da mãe não fala, Lucy (Quvenzhané Wallis, de 12 anos de Escravidão). Katie, vez ou outra, sai com algum jovem, mas, em um das baladas que frequenta, conhece o escritor Cameron (Aaron Paul, de Breaking Bad). Desta forma, o longa conta sobre dois momentos na vida de Katie.

Contar uma história na qual duas épocas diferentes são mostradas simultaneamente não é nenhuma novidade no cinema mundial. O filme brasileiro, da diretora Carla Camurati, Copacabana, por exemplo, utiliza-se desse artifício para explicar decisões tomadas pelo protagonista para os seus atos. Ao recorrer a esta ideia, entretanto, o roteirista estreante Brad Desch a utilizou de uma magnifica forma. Ele explica assim as decisões tomadas pela jovem Katie por causa do que viveu a personagem quando era criança.

A história escrita por Brad mostra como o amor de um pai por sua filha não impede que ela tenha problemas na fase adulta. Por mais atenções, preocupações e lutas que ele tivesse por ela, os obstáculos que surgem ao longo da vida – perda da esposa, problemas de saúde, falta de dinheiro – de uma forma ou de outra, alterarão como a jovem se relacionará com as outras pessoas. Pode parecer, em um primeiro momento, ser uma história sensacionalista, porém, não ela não é.

O diretor italiano, Gabriele Muccino, em mais uma produção norte-americana sob suas mãos, demonstra, mais uma vez, que sabe manter uma direção equilibrada. Ele, que dirigiu À Busca da Felicidade (2006) e Sete Vidas (2008), ambos com o ator Wil Smith, consegue fazer com que todas as partes que compõe um filme se complementem para que o todo se sobressaia. Sem carregar demais as emoções que o todo possa despertar no público. Gabriele faz um tipo de trabalho que conjuga uma boa história com as novas tecnologias existentes que possibilitam conta-la de forma que prende mais ainda a atenção das pessoas.

Na atuação dos atores, fica evidente o trabalho de Gabriele com eles. Apesar de ser um ótimo ator, Russell Crowe, em algumas produções, não alcança todo o seu potencial. O que já não ocorre nessa produção. No papel do pai, Russell pôde exercer toda a sua versatilidade como ator. Existem cenas nas quais ele consegue ir da raiva à ternura de forma coerente e precisa.

Amanda Seyfried interpreta uma jovem cujo trabalho será ajudar os outros, porém ela própria parece precisar mais de ajuda do que os que ela ajuda. Amanda faz esta jovem a altura do que a personagem pede. Ela consegue demonstrar as diferentes emoções pelas quais a jovem passa. E ela passa por muitas mesmo. Entretanto, a atriz não deixa a peteca cair em nenhum momento, e ela praticamente carrega metade do filme.
Duas outras atrizes fazem bem os seus papéis na produção: Octavia Spencer e Diane Kruger. Apesar de suas personagens terem pouco espaço, entram em cena no mesmo nível que os demais atores. Também age desta maneira o ator Bruce Greenwood. Por sua personagem aparecer mais e ter mais momentos importantes, o ator Aaron Paul pôde desenvolvê-la melhor, o que deixa transparecer a seu bom desempenho.

Os grandes destaques de Pais e Filhas são as atrizes mirins, Quvenzhané Wallis e Kylie Rogers. Infelizmente, a personagem de Wallis aparece pouco, porém, quando está em cena demonstra a força que essa atriz mirim tem. Já a personagem de Kylie Rogers aparece bem mais e deixa claro que essa outra atriz mirim tem uma versatilidade impressionante. Ambas não aparecem crianças adultizadas em cena. Espero que com elas não aconteça o que acontece com muitos atores mirins que, quando crescem, acabam se perdendo. Parece que acabam duvidando da sua capacidade de atuar quando são adultos.

Muitos enquadramentos de várias cenas têm a força que os filmes clássicos de Hollywood têm. A fotografia ficou a cargo de Shane Hurlbut (Need for Speed: O Filme, 2014). Realmente, parece que ele faz um trabalho com as imagens calcado em filmes clássicos nesse longa. Existem enquadramentos e movimentos de câmera que auxiliam na contagem da história do filme. Shane não abusa, por exemplo, do close para aumentar a tensão em determina cena. Falando em cena, existe uma na qual foi muito bem pensado e realizado o plano-sequência, não cortando assim a emoção transmitida pela personagem. Numa possível diferente edição, essa cena poderia ter sido feita com uma série de tomadas, mas que passaria a emoção errada para aquele momento.

Falando em edição, o mexicano Alex Rodriguez também a realiza de forma que a história possa ser assimilada tranquilamente pelos espectadores. Com precisão, ele monta as cenas de forma coerente e bonita, sem fazer com que alguma fique incompreensível. Os pequenos contos dentro da história principal são começados e terminados de forma precisa por Alex.

Ajudando a dar o clima certo em um grau de tensão correto está a trilha sonora composta pelo também italiano Paolo Buonvino. Esse experiente compositor de trilhas sonoras criou músicas que abraçam as cenas em que são utilizadas de forma suave e sem se sobrepor ao que está em cena. Em alguns momentos, inclusive, algumas delas começam bem depois que a cena se inicia para que o público possa ficar no silêncio, absorvendo ainda o que aconteceu na cena anterior.

Contar uma história é uma arte muito difícil, mas, ao mesmo tempo, muito bonita quando se acerta o como fazer. Pais e Filhas deixa claro que quando uma equipe de cinema está afinada, o filme pode ser um lindo modo de emocionar as pessoas e justificar a existência dessa forma de arte.

Scopri l’articolo